SILVA, Damaris Teixeira da2016-12-272016-12-272016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1650Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras pela Fundação Educacional de Ituverava para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.Os dados estatísticos a respeito da qualidade da educação brasileira não são animadores. O desempenho dos alunos em matemática nas avaliações externas tem revelado índices muito abaixo do esperado o que tem causado preocupação e desconforto nos profissionais da área, governo e sociedade. Pode-se dizer que muitos alunos possuem dificuldade com a construção do conhecimento lógico-matemático, nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar como estão sendo aplicadas essas novas ferramentas no ensino da matemática nas séries iniciais, como o educador está aplicando em sala os recursos e ferramentas tecnológicas e analisar a introdução de novas técnicas e ferramentas no ensino da matemática. Tal objetivo se justifica pela necessidade de aproximar a realidade do aluno e a sala de aula, o que exige transformar velhas práticas de ensino ao atual contexto tecnológico. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de campo realizada em duas escolas, sendo uma da rede pública municipal e outra da rede particular da cidade de Ituverava-SP, onde foram entrevistados 6 professores a fim de traçar o perfil do professor e o uso de ferramentas e recursos tecnológicos em sala de aula. É possível ao fim do trabalho analisar que somente o uso de tecnologias por si só não acarretam grandes mudanças na qualidade do ensino, é preciso que as mesmas sejam utilizadas de forma significativa tanto para o professor quanto para o aluno.EnsinoMatemáticaFerramentasAprendizagemAS FERRAMENTAS E RECURSOS TECNOLOGICOS UTILIZADOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAISOther