SILVA, Ana Carolina da2023-08-302023-08-302017FFCL -EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4311Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.Muitos professores seguem o ensino tradicional, e algumas vezes esquecem as individualidades dos alunos, cada criança tem seu tempo e precisa de incentivos para desenvolver-se significativamente. Não há duvidas de que a literatura infantil favoreça plenamente o desenvolvimento da criança, contudo o contexto literário dentro das salas de aula está sendo utilizado em certas ocasiões de maneira inibida, e consequentemente não tem trazido resultados relevantes no desenvolvimento do ensino aprendizagem. A proposta deste trabalho é discutir a importância da literatura infantil no cotidiano escolar, como um instrumento motivador e desafiador. O objetivo da pesquisa é demonstrar que a literatura infantil é uma forte aliada para o ensino aprendizagem, ressaltando o valor da leitura na formação de leitores, e o quanto é relevante o incentivo das instituições e familiares para o crescimento dos indivíduos, sendo possível formar leitores críticos, que apreciem o mundo da leitura. O caminho metodológico tem como embasamento o levantamento bibliográfico de autores conceituados e teorias voltadas à importância do hábito de ler, no desenvolvimento da criança e na formação de sua autonomia. Realizou-se também uma pesquisa de campo para aprofundamento do conteúdo, de forma qualitativa. Os instrumentos utilizados para coleta de dados da pesquisa foram questionários com perguntas subjetivas e objetivas para coordenadores, professores e alunos com questões referentes à literatura infantil e sua contribuição do desenvolvimento do aluno leitor.Literatura InfantilAprendizagemCriançaLeituraA IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO COTIDIANO ESCOLARBook