CALDEIRA, Mariana Nunes2016-12-142016-12-142016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1626Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do título de Bacharel em Administração.Com o mercado cada vez mais antagonista, a qualificação profissional não tem sido garantia de emprego e o Networking, rede de relacionamentos tem sido a atual ferramenta que os profissionais utilizam para obter facilidade de entrada no mercado de trabalho.Com o intuito de saber se novas oportunidades são adquiridas por meio deste atalho, foi realizada uma pesquisa exploratória para ter maior conhecimento sobre o tema abordado, junto a 992 questionários aplicados por meio de rede sociais. Destes 301 foram respondidos onde pode observar- se, os respondentes praticam rede de relacionamento de maneira eficaz, pois fazem negócios, mantem contatos com profissionais promissores, possuem habilidade em se relacionar, e conhecem pessoas para obter facilidade profissional.NetworkingMercado de trabalhoEmpregabilidadeRedes SociaisMarketing PessoalNETWORKING E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHOOther