FELÍCIO, Cíntia Aparecida Garcia2019-04-012019-04-012018-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3085Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Fundação Educacional de Ituverava para obtenção de título de Licenciatura Plena em Letras.Esse trabalho tem por objetivo compreender e discutir algumas figuras de linguagem utilizadas nas músicas sertanejas de raiz, uma vez que a comunicação e a interação social requerem um gênero do discurso que aconteça por meio da linguagem através das atividades corriqueiras que permeiam nossas vidas. Para tanto, o presente estudo se propõe a refletir sobre o assunto, por meio de pesquisas bibliográficas para o entendimento dos gêneros do discurso na visão Bakhtiniana, levantando um breve histórico da música e suas características e a trajetória da retórica, a qual nasceu entre os gregos e foi se modificando, saindo do sinônimo de recurso embelezador do discurso, chegando, tempos depois, como a nova retórica que tem a preocupação de estudar as figuras de linguagem e as técnicas de argumentação. O corpus analisado constitui-se de uma música sertaneja de raiz e de alguns trechos de outras músicas. Como resultado, é possível perceber que, ao utilizar figuras de linguagem na música sertaneja de raiz, a comunicação se torna mais convincente e expressiva, pois elas podem transformar um simples texto em um texto poético, eloquente e dinâmico. Sendo assim, conclui-se, então, que as figuras de linguagem interferem no valor semântico das canções, causando um impacto emocional que pode induzir o outro a repensar um conceito, uma sociedade. A pesquisa contribui, também, ao apresentar uma proposta para um efetivo trabalho, em sala de aula, com a utilização das figuras de linguagem presentes na música sertaneja de raiz.Figuras de linguagemGêneros discursivosMúsica sertaneja de raizRetóricaAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NAS MÚSICAS SERTANEJAS DE RAIZ: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO