SOUZA, Fred Rincon Carvalho de2018-05-222018-05-222017-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2702Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Administração.Este trabalho soma-se a outros esforços produzidos em pesquisas acadêmicas acerca do impacto da crise econômica brasileira que se consolida a partir do ano de 2014 nas organizações de diversos setores. Esta pesquisa pretende analisar as mudanças estratégicas de relacionamento e treinamentos empreendidas pela rede de Supermercados X, localizada em Ituverava/SP, em busca de promover a fidelização de clientes neste momento econômico. Para isso foi desenvolvido um estudo de caso que com base nos objetivos, empreendeu uma pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos foram a entrega da excelência no atendimento como principal fator de fidelização.Estratégias de FidelizaçãoCrise EconômicaVarejoUM ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES DO SUPERMERCADO X EM MEIO A CRISE ECONÔMICA DE 2016