LOURENÇO, Rogério Leone2023-09-042023-09-042018FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4388Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O que proporcionou a escolha do tema foi a sua problemática atual. Daí surgiu o interesse de pesquisar esse tema no contexto escolar. O objetivo desse trabalho é refletir sobre o racismo no ambiente escolar e as consequências na formação do aluno. O presente trabalho procurou pes-quisar sobre alguns aspectos do racismo no Brasil após a abolição da escravatura. Constatou-se, baseado em literatura referente a esse período que o negro, após a abolição, não conseguiu sua emancipação, muito pelo contrário, foi lançado à própria sorte. Após ter-se buscado as raízes do racismo no Brasil, fez-se uma análise sobre as consequências que o racismo pode provocar na formação do aluno desde a Educação Infantil. Verificou-se que as crianças víti-mas de racismo sofrem algumas consequências tais como falta de autoestima, problemas rela-cionais e perda da identidade étnica. A metodologia utilizada no presente trabalho foi a de revisão bibliográfica, o levantamento de dados foi realizado em base de dados científica e leitura de livros sobre o tema em questão. O presente trabalho proporcionou uma visão históri-ca do preconceito racial. Pode-se perceber que o racismo está intimamente ligado à época após escravatura no Brasil e, infelizmente, arraigado na sociedade moderna. Pôde-se perceber que a escola, através dos seus atores, possui um papel fundamental no combate à discriminação raci-al. Esse papel pode ser desempenhado com práticas pedagógicas criativas e adequadas. Apesar dos entraves, a escola, através de uma educação de qualidade e práticas pedagógicas adequa-das, pode reforçar, consideravelmente, o combate ao preconceito racial e formar cidadãos que respeitem à diversidade.RacismoPreconceitoEducaçãoPráticas PedagógicasO RACISMO NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES E PROPOSTAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTILBook