GONÇALVES, Érica Cristina Tosta2018-05-232018-05-232017-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2737Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A indisciplina é algo presente no cotidiano escolar, sendo considerada um problema que interfere na aprendizagem dos alunos. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo refletir e analisar o que vem a ser a indisciplina escolar e qual a percepção dos profissionais da educação sobre ela. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, para tanto foram entrevistados somente os professores, mediação pedagógica e direção escolar, de uma sala considerada a mais indisciplinada de uma escola municipal, localizada no interior do Estado de São Paulo. A hipótese de pesquisa é de que muitos educadores confundem o significado da palavra, classificando qualquer ato de incivilidade como sendo indisciplina. A falta de entendimento em relação ao conceito, dificulta o trabalho pedagógico, uma vez que na maioria dos casos as medidas tomadas não condizem com o problema, por conta da confusão do seu significado. O desenvolvimento deste trabalho permitiu compreender que a indisciplina não é causada somente pelo aluno, mas também pelo professor, pode-se dizer ainda que o tipo de relação que se estabelece entre os dois, pode corroborar para que a indisciplina aconteça. O modelo disciplinar e as relações de poder que regem o ambiente escolar, os mecanismos utilizados para impor a obediência, punição e vigilância, transforma muitas vezes a escola em um ambiente marcado pela dominação e autoritarismo.Indisciplina escolarRelação de poderRelação professor-alunoA INDISCIPLINA E SUAS IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O PROBLEMA