PEIXOTO, Víctor de Sousa2015-12-222015-12-222015-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1272Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.O presente artigo, por meio de estudo de eventos, investiga a relação entre a precificação do ativo PETR4 (ação preferencial da Petrobras) listado na bolsa de valores BM&FBOVESPA e as divulgações das pesquisas eleitorais de 2014, durante os dois turnos disputados. Durante a execução das análises, é utilizado o índice Ibovespa para representar o desempenho médio do mercado de ações. Os dados utilizados para a execução das análises foram obtidos da BM&FBOVESPA e do instituto de pesquisas Datafolha. Com base nas teorias “Hipótese de Eficiência de Mercado – Eugene Fama” e “Finanças Comportamentais – Robert Shiller”, entre outros autores, o artigo avalia a relação entre as duas variáveis. No decorrer do estudo, são apresentadas comparações gráficas e de correlação a fim de alcançar o objetivo do trabalho e comparar a evolução dos preços das ações da Petrobras no mercado com as perspectivas nas campanhas eleitorais dos três principais candidatos: Aécio Neves, Dilma Rousseff e Marina Silva. A evolução do ativo PETR4 mediante as divulgações das pesquisas do Datafolha se assemelha ao desempenho apresentado pelo Ibovespa, o que demonstra influência do cenário eleitoral em todo o mercado de capitais ou a existência de outros fatores capazes de influenciar o desempenho do mesmo. No entanto, as ações da Petrobras apresentaram maiores oscilações em relação ao índice Ibovespa o que sugere maior sensibilidade mediante cenários eleitorais.otherEleiçãoPetrobrasMercadoA INFLUÊNCIA DO CENÁRIO ELEITORAL DE 2014 NO DESEMPENHO DAS AÇÕES DA PETROBRASOther