ROCHA, Amanda dos Santos2016-12-142016-12-142016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1632Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Matemática.O presente trabalho objetiva apresentar a matemática financeira como instrumento de planejamento na infância e na adolescência dos brasileiros. Cujo fundamento se deu por motivo de que ultimamente ouvimos em noticiários que a inadimplência está crescendo constantemente, provocada principalmente pela falta de planejamento. Por meio de pesquisa exploratória e uma revisão literária sobre o assunto em artigos, livros, reportagens recentes e entre outros, foi possível verificar que o ensino básico brasileiro ainda não possui como parte da grade curricular a educação financeira, na qual poderia contribuir no desenvolvimento de crianças e adolescentes transformando a sua realidade. Fato interessante que observamos, é que, os países que têm uma alfabetização financeira efetiva possuem um melhor desenvolvimento econômico e uma economia mais sólida. Constata-se que certamente se a sociedade brasileira se unir, e agir com sinergia, poderemos ter um país mais justo e fazer com que os jovens se conscientizem que o futuro depende deles.EducaçãoMatemática FinanceiraPlanejamentoEnsino BásicoA MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIAOther