BRITO, Terezinha de2023-09-052023-09-052018FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4404Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para aprovação do curso de Pedagogia da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava – FFCL.No ensino tradicional, os conteúdos de matemática são trabalhados de forma isolada e descontextualizada da realidade, isso pode levar os alunos a terem dificuldades na aprendizagem dessa área. Mas, atualmente, estudos de teóricos como Brosseau ((1996), Vygotsky (2000), Piaget (2002) e outros, mostram que para que a aprendizagem matemática se torne significativa é necessário que se considere as características do grupo de alunos com os quais atua e também seus conhecimentos prévios. Uma estratégia eficiente para promover a aprendizagem na área da matemática é o trabalho com jogos. Sendo assim, jogos e brincadeiras, podem ser um instrumento eficiente para assimilação de conteúdos e vêm sendo gradativamente adotada pelos professores. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi o de investigar as possibilidades metodológicas do jogo no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Para atingir os objetivos foi efetivado um levantamento bibliogrfico´. Os jogos se tornam um desafio e envolvem os alunos, o que pode tornar o aprendizado da matemática mais prazeroso. Eles resgatam o interesse dos alunos em aprenderem matemática e muda a rotina da classe, é produtivo ao professor que busca nele um aspecto instrumental, facilitando a aprendizagem do aluno.AprendizagemJogosRaciocínio lógico-matemáticoOS JOGOS E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICABook