PEREIRA, Marina2018-08-072018-08-072018-08https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2788Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título em habilitação plena em Ciências Biológicas.O presente artigo tem como objetivo discutir os aspectos históricos, epistemológicos e didáticos que orientaram o ensino da Biologia no contexto educacional brasileiro. São analisadas, ainda as relações existentes entre esta ciência, a tecnologia e a sociedade, bem como suas influências sobre o ensino e a formação do indivíduo. Os referenciais teóricos utilizados nas análises fundamentam-se na perspectiva sócio-histórica da educação, no entendimento da ciência como processo em permanente construção, e na ideia de educação científica e contextualizada para todos. Entende-se a prática do ensino de Biologia como atividade complexa, e estratégica e necessária para a formação integral do indivíduo, bem como para sua formação cidadã. Para tanto, preconiza-se, a urgente necessidade de oferecer aos professores uma sólida formação científica e pedagógica, bem como melhorias nas condições objetivas de trabalho que encontram no exercício da profissão. Considerando o atual contexto político, econômico e educacional brasileiro, são apontadas algumas possibilidades de mudanças no ensino desta ciência a partir da implementação de uma vertente reflexiva, crítica e cidadã.BiologiaCiênciaAprendizagem SignificativaPropostaO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL: PROPOSTAS E DESAFIOS