SILVA, Sirlei Theodoro da2015-05-052015-05-052013-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/208Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O presente trabalho procura investigar o letramento na educação infantil por meio da contação de histórias. Considera o trabalho docente e a utilização da contação de história como auxílio para o letramento, que tem se constituído em tema relevante de investigação e reflexão. Nesse sentido, o presente estudo apoia-se na revisão teórica sobre as produções acadêmicas científicas que relatam de que maneira o contar histórias pode favorecer as crianças para que estas avancem em seus níveis de letramento. O objetivo desse estudo foi investigar como acontecem os momentos que os professores contam histórias na educação infantil, além de identificar as possibilidades do letramento. Realizou-se um questionário com os professores e mães de alunos sobre as questões de leitura e também uma pesquisa de campo com os alunos da educação infantil. Os resultados da pesquisa apontaram que quando o trabalho docente viabiliza a contação de histórias, esta se torna uma ferramenta essencial para as práticas do letramento. Além disso, destaca-se a importância que as histórias possuem para o universo infantil abordando além das práticas de letramento, os aspectos da alfabetização.otherEnsino/aprendizagemDesenvolvimento cognitivoLeituraLetramentoLETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTABook