FERREIRA, Vitória Silveira Dias2024-06-142024-06-142023-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/hdl-c0002-s01/4543Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do título de licenciado em Pedagogia junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava – FFCL.Desde a antiguidade até os dias atuais, a literatura infantil tem sido uma ferramenta poderosa para estimular a imaginação, desenvolver habilidades linguísticas, emocionais e sociais dos seres humanos, além de transmitir valores e conhecimento. Sendo assim, o presente trabalho explora o impacto da literatura infantil na formação das crianças, analisando sua evolução histórica, influências sociais e pedagógicas, visando o aprimoramento do conhecimento dos professores perante o assunto abordado, correlacionando o papel da literatura infantil perante o desenvolvimento social das crianças. Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado, em produções científicas vinculadas às bases de dados de pedagogia e de periódicos como: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Scholar dentre outras. Sendo assim, durante o estudo, foram discutidos pontos importantes como o contexto social da literatura, a literatura infantil, enfatizando seus pontos positivos perante o processo de educação infantil e sobre os documentos governamentais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) além da relação destes documentos com a literatura, sua questão social e a leitura. A análise evidenciou o papel fundamental da literatura infantil no desenvolvimento emocional e social das crianças, uma vez que permite que a mesma adentre um mundo de imaginação, reflexão e aprendizagem. Além de destacar a importância da utilização dos documentos propostos pelo governo, como suporte para o professor, na orientação das atividades realizadas em sala de aula.ptLiteratura Infantil. Crianças. Desenvolvimento social. PCNs. BNCC.A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA ATIVIDADE ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DOS PCNs E BNCCBook