DUPIM, Priscila Nazaré Miiranda2023-09-042023-09-042018FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4379Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em PedagogiaO presente trabalho tem como objetivo demonstrar que os conceitos elevados pela Antropologia Cultural, são benéficos para a Educação Infantil, favorecendo o convívio de pessoas diferentes no ambiente escolar, a valorização de todas as expressões culturais, e consequentemente agregando valores ao desenvolvimento da criança. Nota-se que no ambiente escolar a cultura elitista é predominante, ocasionando no preconceito cultural e social, desta forma a proposta apresentada leva a uma mudança desde a prática pedagógica até a convivência das crianças presentes no local. A metodologia utilizada para a elaboração deste, é a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, com a técnica do questionário. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil, na cidade de Franca - SP, sendo ela uma instituição particular, e também conveniada ao programa “Mais Creches” (onde a prefeitura em situações especiais, compra vagas da rede particular para atender a demanda de crianças), por fim os dados obtidos pela pesquisa foram analisado qualitativamente.Antropologia CulturalEducação InfantilDiversidade CulturalPreconceito na EscolaA IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA CULTURAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTILBook