SILVA, Fernanda Cristina Lopes da2016-12-192016-12-192016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1640Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Licenciatura Plena em Letras. Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.Sabe-se que a aquisição de conhecimentos é um processo de aprendizagem pelo qual o indivíduo passa desde o seu nascimento até o fim de sua vida. Ela ocorre naturalmente, de forma gradativa e de acordo com as características de cada pessoa. O processo de aprendizagem é construído por fases, a formação escolar é uma delas e deve ter como prioridade um ensino de qualidade. Dentro desse contexto, com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, observou-se o conteúdo de Literatura e a forma como ela está presente no material didático de língua portuguesa indicado para alunos, do sexto ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. E também a maneira como a Literatura é trabalhada, considerando sua importância na vida do aluno, enquanto instrumento de comunicação, interação social e agente de transformação pessoal. O resultado da pesquisa mostra uma lacuna entre a teoria e a prática pela forma como o texto literário é trabalhado na sala de aula.LiteraturaComunicaçãoInteraçãoTransformaçãoO OLHAR LITERÁRIO, NO MATERIAL DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE LÍNGUA PORTUGUESAOther