PAULO, Michelle Mariana Veiga2015-06-082015-06-082012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/455Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Bacharel em Direito. Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade Dr. Francisco Maeda.A presente pesquisa tem como objetivo analisar a efetividade da aplicação da Lei de Inclusão às escolas e o sucesso ou fracasso escolar dos alunos portadores de deficiência nesse contexto, à luz do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, ressaltando a importância da inclusão para o processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a utilização do questionário junto a Secretarias de Educação e Unidades Escolares de dois municípios visando ressaltar o direito a inclusão da pessoa com deficiência e garantia de seus direitos a uma vida digna e acesso a educação na rede regular de ensino sem discriminação. Após aplicação dos questionários realizou-se a análise dos dados que confirmaram que todos envolvidos reconhecem a importância da inclusão, assim como a necessidade de capacitação profissional para que as crianças com deficiência não sejam tratadas como diferentes.Legislação EducacionalDeficiênciasEducação inclusivaA ESCOLA INCLUSIVA SOB A ÓTICA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANABook