FIGUEIREDO, Bruna Lígia Gomes2023-08-302023-08-302019FFCL -EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4320Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do título de licenciado em Pedagogia junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava – FFCL.Este trabalho de pesquisa apresenta um levantamento teórico em que aborda a relevância de se conhecer as propostas de intervenção do professor no processo da aquisição da leitura e escrita durante o processo de alfabetização. O presente estudo pretende refletir sobre os métodos de alfabetização, o construtivismo a história da leitura e da escrita. Este tema é importante, pois tais ações consistem no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e conhecer cada um é fundamental para uma prática eficaz. O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. Estes, pelo estudo das matérias, sob direção do professor, vão atingindo progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. A direção eficaz desse processo depende do trabalho sistematizado do professor que, tanto no planejamento como no desenvolvimento nas aulas conjuga objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. Os métodos são determinados pela relação objetivos-conteúdos, e referem-se aos meios para alcançar os objetivos gerais e específicos do ensino, ou seja, ao “como” do processo de ensino, englobando as ações a serem realizadas pelo professor e pelos alunos para atingir objetivos e conteúdos, Trata-se de um trabalho relevante tanto os educadores em exercício quanto aos futuros profissionais da Educação ao propor o objetivo de trazer à discussão a importância do trabalho eficiente desde o início do processo de alfabetização. Metodologia utilizada foi através de pesquisa bibliográficaAlfabetizaçãoCartilhaAprendizagemA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃOBook