SOUSA, Gabriele Dadalte de2023-08-302023-08-302021FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4338Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O trabalho tem como, intuito mostrar a trajetória do surdo, em seu processo educacional e de inclusão, sua visão perante a sociedade, o processo histórico de escolarização, trazendo autores que contribui para a analise do tema, dando ênfase a trajetória de ensino as correntes educacionais, e o processo de inclusão do surdo em sociedade, como eram vistos e como são vistos pela sociedade, trazendo a entrevista de uma cidadã surdo, que retrata seu processo educacional e sua relação com as pessoas a sua volta, como e sua realidade e cotidiano, deixando explicito através dos autores e da entrevistada como e árdua a luta por uma educação de qualidade para pessoas surdas e que através de um bom processo educacional pode sim haver uma inclusão verdadeira.SurdoEducaçãoInclusãoA INCLUSÃO DO SURDO NA SOCIEDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃOBook