MIGUEL, Leonardo Bruno2023-02-272023-02-272022-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3899Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de pedagogia.O presente trabalho tem como objetivo geral compreender sobre o processo de desenvolvimento relacionado à leitura que a escola e o ambiente familiar oferecem às crianças que estudam no 2º e no 5° ano do Ensino Fundamental I, e como objetivos específicos, analisar como deve ser trabalhada a leitura com as crianças que têm acesso à escola e observar os benefícios da leitura no processo de formação do educando, assim como as consequências na vida das crianças que não têm incentivo à leitura. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. Traz a visão dos professores do 2° e 5° sobre a leitura, visão esta analisada em uma pesquisa de campo por meio de um questionário aplicado aos professores participantes. Como resultado, pode-se observar que a escola e o educador são fundamentais no incentivo e na promoção da leitura.LeituraDesenvolvimentoFamíliaEducadorA IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DO 2° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IBook