CHIQUINI, Cristiane Aparecida2022-12-212022-12-212020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3799Trabalho de conclusão de curso apresentado À Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para obtenção do título de licenciado em PedagogiaFamília e escola são instituições importantes no processo educativo e formativo do ser humano. No contexto das transformações pelas quais a família tem passado nos últimos anos há uma tendência de que as responsabilidades pela educação dos filhos sejam divididas com a escola, o que tem acarretado uma ausência da família do processo de aprendizagem das crianças. Pode-se dizer que a família, enquanto instituição social, é a base de formação da criança sendo responsável pelo processo de formação humana, de socialização e de educação. Assim, é válido afirmar que sua participação na vida escolar é algo imprescindível para o trabalho pedagógico e que a parceria família e escola poderá contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre escola e família, analisando a implicação no desenvolvimento escolar das crianças. Metodologicamente, a pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta um levantamento bibliográfico em estudos de autores como Paro (2007), Szymanski (2009), Aquino e Sayão (2011), dentre outros, e pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, por videoconferência, com pais e professores. Os resultados da pesquisa revelam a importância da parceria família e escola para o desempenho escolar das crianças, sendo importante que ambas busquem alternativas para as dificuldades apresentadas.FamíliaEscolaParceriaProcesso EducativoA INFLUÊNCIA E AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA FAMILIAR NO PROCESSO EDUCATIVO DA CRIANÇABook