SILVA, Clodoaldo Bernardes da2015-05-272015-05-272012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/285Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia Ciência e Letras, Para obtenção do título de bacharel em Administração – habilidade em Gestão de Negócios.A rotatividade de colaboradores na empresa de controle de qualidade teve um crescimento na última década. Entre as variáveis de impacto pode se destacar as condições salariais o comportamento organizacional e seu clima dentro da equipe, a estabilidade do emprego e a motivação dos colaboradores dentro da organização. Assim a presente pesquisa teve por objetivo analisar se a rotatividade dentro da organização está ligada diretamente as variáveis de impacto levantadas no trabalho. Para que o trabalho pudesse ser realizado foi elaborada uma revisão bibliográfica que auxiliou na construção de um questionário com perguntas fechadas respondida pelos colaboradores da empresa, tornando assim possível analisar se a rotatividade é influenciada dentro da organização. Neste caso por meio dos dados levantados pode se dizer que mesmo os colaboradores motivados no dia a dia para cumprir suas funções e mesmo o clima organizacional sejam considerados bom uma das principais causas da rotatividade na empresa é a busca dos colaboradores por novos desafios no mercado de trabalho, e a procura das grandes organizações com remuneração e benefícios melhores por profissionais já formados e treinados pela empresa, deixando a empresa com poucas possibilidades de segurar os colaboradores na empresa.otherRotatividadePrestação de serviçoClima OrganizacionalMotivaçãoO CLIMA ORGANIZACIONAL E A ROTATIVIDADE DE COLABORADORES EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONTROLE DE QUALIDADE.Book