CHAUD, Amanda Fernandes Peres2022-11-222022-11-222021-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3750Trabalho de conclusão de curso apresentado à faculdade Dr. Francisco Maeda. Fundação educacional de Ituverava para obtenção do título de bacharel em direitoRESUMO: Este estudo tem por objetivo analisar a responsabilidade civil dos influenciadores digitais na relação de consumo. Assim, busca-se compreender como se posiciona doutrina e jurisprudência diante da obrigação de reparar danos daqueles que se valem dos mais diversos canais disponibilizados na internet para divulgar produtos e serviços, influenciando as relações de consumo. A pesquisa classifica-se como hipotético-dedutiva, descritiva e bibliográfica. Apresenta-se, inicialmente, o conceito e evolução da responsabilidade civil. Em seguida averíguase como o Código de Defesa do Consumidor regulamenta a publicidade. Ao final, após destacar o surgimento e evolução da internet e a responsabilização na rede mundial de computadores, a responsabilidade civil dos influenciadores digitais. Constata-se que apesar do grande número de influenciadores digitais, e do reconhecido papel exercido no mercado de consumo, a questão ainda é pouco debatida, embora prevaleça o entendimento doutrinário de que integram a cadeia de consumo e, por isso, respondem objetivamente por eventuais danos causados aos consumidoresotherResponsabilidade CivilDanosRelação de ConsumoInternetInfluenciadores DigitaisA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAISBook