COLMANETTE, Mariana Flavia Durant Pierazo2016-12-142016-12-142016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1625Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Administração.A globalização e os avanços tecnológicos de infraestrutura e equipamentos em informação, estão cada vez mais acirrando a competição entre as grandes empresas mundiais. Anteriormente as empresas tinham como fator principal, para criação de vantagem competitiva, a sua quantidade de ativos financeiros e tangíveis. Os ativos intangíveis acabavam figurando em segundo plano. Porém com o advento da tecnologia e com a imersão das empresas na era da informação e conhecimento, os ativos intangíveis se tornaram alvo de estudo para avaliar a influência dos mesmos dentro da gestão do conhecimento adotada pelas empresas afim de melhorar os resultados operacionais por meio de estudo de casos reais já ocorridos com resultados comprovados em melhorias como, qualidade dos produtos, capacidade de inovação e de desenvolvimento de novas tecnologias, tornando-se primordiais para aquelas que almejam estar sempre um passo à frente de suas concorrentes.Gestão do ConhecimentoCapital intelectualEmpresasGESTÃO DO CONHECIMENTO: CASOS DE SUCESSOOther