SILVA, Maria Eduarda Catroqui Rodrigues2024-06-142024-06-142023-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/hdl-c0002-s01/4534Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade DE Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.Este trabalho tem como objetivo, compreender a inclusão de crianças com Síndrome de Down na escola regular, bem como a possibilidade da aprendizagem, a socialização e os direitos dos alunos com Síndrome de Down. A pesquisa se caracteriza por ser bibliográfica e de campo. Na pesquisa teórico-bibliográfica buscou-se compreender o que é a Síndrome de Down, a abordagem histórica, as características de uma pessoa com Síndrome de Down, assim como o sujeito com síndrome é inserido na sociedade e na escola, e a importância da instituição de apoio APAE. Foi aplicado um questionário com três professoras que atuam no ensino fundamental I, com o intuito de aprofundar e obter mais conhecimento na prática sobre a inclusão dos alunos com Síndrome de Down. Aplicados os questionários, finalizou-se com uma análise e reflexão dos dados obtidos, buscando ressaltar o que os professores entendem por inclusão de forma geral, se já tiveram algum aluno com Síndrome de Down, se utilizam propostas pedagógicas adequadas, a socialização dos demais alunos, a mediação do professor quanto ao diálogo sobre essa questão, e por último, se a escola oferece algum recurso no atendimento do aluno com Síndrome de Down. A inclusão está cada vez mais presente na sala de aula regular, por isso é necessário obter cada vez mais conhecimento para que a inclusão aconteça da melhor forma.ptSíndrome de Down. Inclusão. Escola regular.A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULARBook