DIAS, Gabriela Silva Oliveira2018-05-232018-05-232017-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2740Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo discutir a importância da compreensão a respeito do transtorno da dislexia de desenvolvimento no ensino aprendizagem das crianças, transmitindo aos educadores conhecimentos relevantes para a identificação das necessidades específicas de cada estudante. O trabalho de pesquisa bibliográfica aborda a evolução do conceito de dislexia por meio de um breve histórico e ressalta as formas de intervenção possíveis desde os primeiros sinais de dificuldades até a confirmação dos diagnósticos, os processos avaliativos específicos e o acompanhamento dos alunos portadores de dislexia. O papel dos professores, coordenadores e demais profissionais envolvidos diretamente no processo de aquisição do conhecimento surge como temática do estudo para unir os preceitos teóricos à prática didática do cotidiano das escolas e para medir a aplicabilidade das intervenções propostas. Considera-se que os diagnósticos precoces, juntamente com o entendimento sobre as raízes do distúrbio e o reconhecimento das dificuldades específicas de cada estudante, podem abrir caminho para tratamentos eficientes que permitam a integração desses alunos ao ritmo e ao ambiente de sala de aula convencional.Ensino-aprendizagemDislexiaIntervençãoEducadoresIntegraçãoDISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO