TAVARES, Sônia Regina Ribeiro2023-09-042023-09-042022FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4395Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do título de licenciado em Pedagogia junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava – FFCLO objetivo desse estudo foi conhecer e refletir sobre as dificuldades do acesso das mulheres no ensino superior e compreender a desigualdade e a implicação de gênero na sociedade, identificando a contribuição da formação acadêmica para a independência da mulher. Realizou se uma pesquisa de caráter qualitativo com três professoras do interior paulista. Para coleta de dados foi aplicado questionário com perguntas abertas sobre os temas abordados. O Magistério foi uma das principais portas de entrada das mulheres para a educação superior e para o mercado de trabalho formal sendo portanto, a escola, um espaço favorável para a discussão do tema uma vez que é no ambiente escolar que reproduzimos comportamentos que refletem na forma como a mulher é percebida e tratada pela sociedade, o que faz com que, no mesmo ela conquistando “independência” econômica, momento em que ela retorna ao espaço privado, tenha de encarar jornadasGêneroEducaçãoTrabalhoA TRAJETÓRIA DE MULHERES PARA CONSEGUIR FORMAÇÃO ACADÊMICA: AS IMPLICAÇÕES EM SUAS DIVERSAS JORNADAS ITUVERAVABook