BERTELI, Stefânia de Matos2022-11-092022-11-092021-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3701Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do título de licenciado em Pedagogia junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava – FFCLEste estudo focaliza o novo currículo das escolas de ensino médio, que foi implementado pela lei nº 13.415/2017, aprovada durante o governo do presidente Michel Temer, sem nenhum debate com alunos, professores, pesquisadores e sociedade. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo verificar em que medida o ensino médio possibilita a construção do projeto de vida pelos estudantes, conhecer a importância do projeto de vida no planejamento pessoal e profissional dos jovens e analisar como a disciplina projeto de vida, que integra o currículo das escolas de ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, contribui para os estudantes planejarem um futuro para além do ensino médio. A justificativa para essa investigação assenta-se na atualidade do tema e na importância apresentada pela disciplina projeto de vida que atende o disposto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para chegar aos objetivos propostos, primeiramente, foram realizadas leituras e análises de livros, artigos científicos, vídeos de pesquisadores disponibilizados no Youtube, utilizados para fundamentar o corpo teórico da pesquisa. Na etapa posterior, foi realizada uma pesquisa de campo, com a diretora, coordenadora pedagógica, alunos, e professores que ministram a disciplina projeto de vida, numa escola de ensino médio localizada no interior do Estado de São Paulo. Os resultados apontam que na escola pesquisada a disciplina projeto de vida direciona os alunos a pensarem mais no futuro profissional do que em questões pessoais, atendendo aos interesses neoliberais presentes nas políticas educacionais.Ensino MédioNovo CurrículoProjeto de VidaJovensFuturoO ENSINO MÉDIO E A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE VIDA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTESBook