SILVA, Patrícia Carla de Souza Brito2017-07-202017-07-202017-06https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1778Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A alfabetização, de uma maneira geral, tem sido um tema bastante discutido, principalmente pelos profissionais de educação, por se observar, ainda, uma ampla dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita da criança. Reconhecendo a importância de se discutir acerca das dificuldades de aprendizagem relativas à alfabetização em anos iniciais objetiva-se, através deste, apresentar alguns direcionamentos expressivos voltados ao estímulo da competência do aluno para se desenvolver a prática da aprendizagem. Um dos pontos preponderantes para o caminho da aprendizagem, é que o aluno se encontra inserido em um contexto que exige uma interpretação sistemática sucedida do hábito de ler e escrever. Para que haja um processo de aprendizagem adequado, faz-se necessária uma boa formação acadêmica do professor e que ele tenha um olhar diferenciado para seus alunos, visando proporcionar ambientes que favoreçam o seu aprendizado e, principalmente, estímulos para que adquira interesse e vontade em aprender a ler e a escrever. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados autores como Teberosky (2001), Carvalho (2003), Libâneo (2008) dentre outros. Por meio da pesquisa realizada, foi possível chegar à conclusão de que a busca por uma formação continuada é de extrema importância para que o professor consiga ampliar o seu olhar e, assim, desenvolver com clareza as atividades propostas por ele, visando alcançar o objetivo esperado que é o aprendizado de seus alunos.AlfabetizaçãoAprendizagemDificuldadesCompetênciaDIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM ANOS INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR EDUCADOROther