LOURENÇO, Fabíola Rodrigues2018-04-182018-04-182010-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2558Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.O objetivo deste trabalho foi pesquisar e mensurar para o educador, as seqüelas produzidas pelas mudanças ocorridas na passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, mais especificamente na dificuldade de adaptação e aprendizado decorrente do maior número e da rotatividade dos professores, da impessoalidade do tratamento e da falta de empatia e cuidado por parte dos professores. A metodologia empregada foi revisão de literatura sobre o tema e a pesquisa de campo com alunos e professor de 04 classes de 6º ano da rede pública de ensino, através de questionários e observações. Os resultados mostraram que realmente há defasagem em vários aspectos em alunos tratados sem atenção e afeto, concluindo que a relação de empatia entre professor-aluno e entre afetividade e aprendizagem é fundamental no processo educacional de qualidade.EmpatiaAtençãoAfetoQualidadeA IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM