SILVA, Renata Alves da2023-09-042023-09-042020FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4383Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado á Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do Titulo de Pedagogo.Dislexia é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A Dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. Percebe-se que a falta de informações dos profissionais das áreas de educação e saúde, a não identificação precoce e o devido encaminhamento, implicam em frustração e evasão escolar. Tendo em vista a importância do diagnóstico para o tratamento de crianças com Dislexia e da equipe multidisciplinar, o objetivo deste estudo é compreender as características da dislexia e suas implicações no processo ensino aprendizagem na rede regular de ensino da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. E ainda observar comumente a inabilidade do professor que se vê diante de um aluno que precisa de atenção especial, de trabalho diferenciado, mas que muitas vezes não sabe como fazê-lo, pois não foi preparado, não foi orientado e não tem nenhum tipo de ajuda para realizar esse trabalho com êxito. Para tanto, a metodologia do estudo foi do tipo pesquisa bibliográfica realizada a partir de livros, revistas e artigos diversos referentes ao tema.DislexiaDistúrbio de AprendizagemDesempenho escolarA DISLEXIA E O TRABALHO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULABook