SANTOS, Monique de Jesus2018-05-232018-05-232017-12Fundação Educacional de Ituveravahttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2750Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.O presente trabalho tem como objetivo obter conhecimento acerca da inclusão dos deficientes auditivos no meio escolar, buscando identificar aspectos da relação entre esse público, a Língua Brasileira de Sinais- Libras e a atuação do professor junto ao intérprete do(s) aluno(s) surdo(s). O presente estudo foi realizado em uma instituição escolar localizada no interior do Estado de São Paulo que é responsável pela formação escolar de alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental I. Foi realizada a aplicação de três questionários abertos, sendo um dirigido ao professor responsável pela sala de aula pesquisada, um ao intérprete e o outro ao aluno deficiente auditivo. Os dados foram analisados com ênfase qualitativa e contou com autores como Bianchetti (1995), Bento (1998), Mantoan (2003), Choi (2011), dentre outros. O referencial teórico, a análise e interpretação dos dados apontaram que a inclusão do aluno surdo em sala regular é fundamental para o desenvolvimento educacional e social do mesmo. O trabalho da intérprete se tornou de suma importância para o rendimento escolar do aluno e para o estabelecimento de relações entre ele, o professor e seus pares tornou mais fácil o e interagir com outras crianças da mesma idade ou não, despertando assim a autoconfiança do aluno.InclusãoAluno surdoProfessorIntérpreteEducaçãoO DEFICIENTE AUDITIVO NO CONTEXTO ESCOLAR