SOUZA, Ana Carolina da Silva2023-08-302023-08-302015FFCL -EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4310Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do titulo de licenciatura em Pedagogia.Este trabalho objetiva discutir a importância de se iniciar o hábito da leitura da literatura infantil desde o berço, cabendo à educação infantil e aos pais e professores a função de incentivadores e modelos leitores para as crianças. Especificamente, o trabalho busca investigar como pais e professores podem estimular o hábito da leitura em casa, estendendo essa prática à sala de aula e na biblioteca da escola, enfatizando a inserção da literatura desde cedo à vida dos infantes. Crianças que têm professores e pais leitores como, parceiros da leitura, sentem prazer em ler e não consideram a leitura como obrigação. Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância é dever de todos principalmente professor e dos pais, pois ela é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos. O estudo se baseia na pesquisa bibliográfica com ênfase em alguns autores como Lajolo (1996), Zilberman (1995) e outros desenvolvendo um breve histórico da importância da literatura infantil e sua motivação para o desenvolvimento da criança.Literatura InfantiMotivaçãoCriançaA FORMAÇÃO DO LEITOR INFANTIL E A LITERATURA: PARCERIA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIABook