ALVES, Joice Cristina Correa2017-07-062017-07-062017-06https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1769Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para aprovação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.A presente pesquisa tem como objetivo pesquisar sobre a importância e as contribuições da Pedagogia Hospitalar para a educação de crianças e adolescentes no ambiente hospitalar e investigar as perspectivas das pedagogas em relação às classes hospitalares A Pedagogia Hospitalar é um tipo de ensino informal, que ocorre em ambiente hospitalar e busca proporcionar legalmente ao educando hospitalizado, a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos, visando a sua reintegração junto ao ambiente escolar e a sociedade Para esclarecer os aspectos que esta nova modalidade de ensino traz, foi realizado um levantamento bibliográfico embasado pelas ideias de alguns autores que são referências neste campo, como: Ortiz (2000), Fonseca (2003), Matos e Mugiatti (2008), Barros (2007), Esteves (2008) e outros. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um questionário com questões abertas dirigidas a três pedagogas da classe hospitalar e um outro questionário, também com questões abertas foi entregue para a assistente social. O referencial teórico e a análise e interpretação dos dados mostram a relevante contribuição da Pedagogia Hospitalar e do pedagogo no contexto hospitalar e como são importantes e necessárias na vida do educando hospitalizado, e que o pedagogo hospitalar possui um papel transformador neste contexto, que, além de, proporcionar o progresso do ensino para estes alunos/pacientes, eleva a autoestima e os motiva a prosseguir mesmo diante as dificuldades encontradas durante sua hospitalização.Pedgogia HospitalarHumanizaçãoEducaçãoPEDAGOGIA HOSPITALAR: UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃOOther