NASCIMENTO, Evelyn Luiza2024-06-142024-06-142023-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/hdl-c0002-s01/4523Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de licenciado em Pedagogia junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava - FFCL.É comum encontrarmos nas salas de aula das nossas escolas, alunos com TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. A maioria desses alunos apresenta comportamentos específicos e dificuldades no processo de alfabetização. O objetivo desse trabalho de pesquisa é reconhecer o processo de alfabetização das crianças com TDAH e apresentar as possíveis intervenções para o desenvolvimento efetivo do aluno com TDAH em sua alfabetização. A metodologia aplicada para a realização desta pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica, apresentando um estudo de caso, utilizando para coleta de dados, a aplicação de questionários aos participantes, professora da sala regular e genitora do aluno com TDAH, e observações realizadas pelo pesquisador in loco na sala de aula. Os principais resultados alcançados enfatizaram a importância do papel do professor e da escola na busca por estratégias interventivas, adequando o ensino ao aluno, garantindo o seu acesso e seu aprendizado de maneira leve, prazerosa, proporcionando aprendizados satisfatórios e significativos, dando a devida importância referente as individualidades do aluno.ptAlfabetização. TDAH. Estratégias Interventivas.ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM TDAH: POSSÍVEIS INTERVENÇÕESBook