OLIVEIRA, Eliane Aparecida Santos Araújo2023-08-302023-08-302015FFCL -EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4329Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia.A base das pesquisas históricas da Educação Física Escolar desde o tempo do Brasil Império, e os fatos referentes à sua inclusão no contexto escolar na época são poucos, devido a pouca quantidade de relatos oficiais e bibliografias pertinentes. Contudo, sabe-se que na Educação Infantil a criança se descobre , amplia experiências e se desenvolve. Assim, as atividades físicas têm papel fundamental na Educação Infantil, pois possibilitam diversas experiências e situações, por meio de vivências. E vivenciar experiências com o corpo possibilita para a criança descobrir limites, valorizar o próprio corpo, compreender suas possibilidades e perceber a origem de cada movimento. Sabe-se também que a Educação Física é mutável e, a cada dia, cria identidade própria, concisa e concreta, encontrando seu espaço na história, na sociedade, na vida e no cotidiano das pessoas. Assim, dentro da escola a educação física deve atuar em diversas áreas, como para o lazer, melhoria da saúde, esporte de rendimento, esporte participativo, e conceitos teóricos. O professor deve, pois, mesclar todos esses itens em seus conteúdos, objetivando dar ao aluno a certeza de que a educação física que ele prática na escola faz parte de um conjunto de conhecimentos que devem estar inseridos na sua base comum de conhecimentos. Atividades físicas permitem ás crianças vivenciar experiências, sensações e conhecimentos, torna - se, portanto um meio privilegiado de ensino e aprendizagem, pois é prazeroso, significativo e motivador, além de auxiliar e desenvolver as múltiplas inteligências podem também serem trabalhadas de forma interdisciplinar através do movimento , das brincadeiras e dos jogos. De acordo com os estudos bibliográficos realizados neste trabalho ,objetivando conhecer e entender os aspectos favoráveis que as atividades físicas podem proporcionar às crianças ; perceber as atividades físicas como forma de interação com as diversas atividades pedagógicas (interdisciplinaridade); analisar as contribuições das atividades físicas no desenvolvimento das múltiplas inteligências e mostrar que as atividades físicas não podem ser limitadas às brincadeiras; vários estudiosos nos mostram a importância de se estar bem fisicamente para melhorar o funcionamento dos neurônios e da vida em sociedade. Portanto, as atividades físicas têm muita influência na alfabetização, proporcionam aos alunos o desenvolvimento de habilidades da cultura corporal, cujo conteúdo das aulas se relaciona ao incentivo do senso crítico e visão de mundo, a partir da reflexão de situações e problemas reais. Cabe ao professor fornecer à criança conhecimento e introdução à atividade física, sabendo o que é necessário para que novas habilidades motoras sejam descobertas, e se reflitam em um crescimento saudável. Sabe-se que cuidar da saúde é importante para se viver bem e melhor, esse cuidado deve começar desde pequeno, por isso, a atividade física em escolas é fundamental para o desenvolvimento físico e mental da criança, além de melhorar o desempenho escolarAtividades físicasdesempenho escolarinfânciaA IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES FÍSICAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTILBook