LIMA, Aline Aparecida Ferreira2016-12-272016-12-272016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1646Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.Na atualidade ainda se percebe que educadores em sala de aula têm certa dificuldade de lidar com as questões de sexualidade. Mesmo estando esse tema presente nas escolas, muitos docentes não sabem como agir, ou seja, não estão preparados para trabalhar com o assunto e esclarecer dúvidas dos alunos. A presente pesquisa objetivou analisar se a grade curricular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL) oferece a disciplina Educação Sexual para trabalhar a sexualidade e temas correlatos no curso de pedagogia, bem como compreender como a instituição está estruturada para instrumentalizar os futuros docentes a trabalhar na sua prática com essas questões. É importante que na formação do futuro profissional a instituição formadora do docente propicie espaços de discussões oferecendo uma educação crítica, reflexiva e emancipatória no que tange a sexualidade humana e suas diferentes dimensões, para que os futuros profissionais possam trabalhar a educação sexual emancipatória na prática pedagógica. Para a realização desse estudo utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo, lançando mão de entrevistas, sendo um dos participantes a coordenação e um participante da direção do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, para responder os objetivos propostos nesse estudo. A análise dos dados foi fundamentada na análise de conteúdo temática, bem como em teóricos que debatem o tema. Em linhas gerais, o estudo revela que os participantes entendem que o profissional da educação necessita refletir sobre a educação sexual e que a FFCL, apesar de ainda não oferecer na sua grade curricular do Curso de Pedagogia a disciplina Educação Sexual, é uma instituição que visa formar profissionais capacitados e está buscando trabalhar a temática na instituição por meio de disciplinas que abordem o tema, ministradas por profissionais capacitados, além de palestras, minicursos, na busca de oferecer a educação sexual emancipatória na formação de seus docentes.Formação DocenteSexualidadeEducação SexualSEXUALIDADE, EDUCAÇÃO SEXUAL E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: A APREENSÃO DO PAPEL DA INSTITUIÇÃO NESSE PROCESSOOther