MASCOTE, Ana Laura dos Santos2024-06-142024-06-142023-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/hdl-c0002-s01/4518Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O presente trabalho tem como meta investigar a importância da afetividade na educação infantil e reconhecer aspectos da primeira infância no Brasil e apresentar a relevância da afetividade na educação infantil na relação aluno e professor. A afetividade na educação infantil é essencial, pois a criança deve receber nessa fase, apoio e suporte afetivo que é a base do seu aprendizado da faixa etária de zero a seis anos de idade e a finalidade dessa etapa é o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos: psicológico, físico, cognitivo, mental e social. O presente trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola/creche de educação infantil integral de cunho filantrópico, com três professoras que trabalham diretamente com crianças da educação infantil de uma cidade do interior paulista; percebendo que a relação afetiva entre professor e aluno é elemento chave que conduzirá alunos ao sucesso ou fracasso, de acordo com desenvolvimento do seu trabalho pedagógico.ptPrimeira Infância. Afeto. Pedagogia. Cuidado.A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTILBook