MARRA, Eduardo Henrique de Andrade2018-02-072018-02-072017-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2151Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Dr. Francisco Maeda. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.Este trabalho apresenta uma análise dos sistemas de Gestão de relacionamento com o cliente CRM (Customer Relationship Management), como uma importante ferramenta para criar e gerenciar a relação entre a empresa e os clientes e como este sistema pode auxiliar as pequenas empresas a se manter competitiva no mercado diante da concorrência. A implantação deste sistema poderá gerar conhecimento e direcionar a empresa a um caminho de ótimo relacionamento com os clientes, podendo assim traçar estratégias para o Marketing de fidelização de clientes. A implantação de tecnologias em pequenas empresas é também muito importante para sua sobrevivência, o CRM é como um respaldo para estas empresas, com esta tecnologia é possível observar o perfil dos clientes e o que mais os agrada, como seus desejos e necessidades e claro o que não os agrada. Apesar de serem uma ótima ferramenta, poucas empresas de pequeno porte utiliza esta tecnologia, portanto, no desenvolvimento deste trabalho, procura-se explorar o conceito e entendimento desta ferramenta, assim demostrando os benefícios que esta ferramenta pode proporcionar às pequenas empresas, visando assim uma maior fidelização dos clientes.CRMMarketing de relacionamentoFidelização de Clientes,ERPSISTEMA DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE