CANO, Cristina de Bessas2015-06-012015-06-012012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/376Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Matemática.O trabalho questiona a exclusão dos conteúdos de limite e derivada da grade curricular do ensino médio. Segundo Geraldo Ávila os conceitos de limite e derivada podem ser perfeitamente ingressados logo no 1° ano do ensino médio, sendo desenvolvidos os conceitos de declividade de uma reta, função par e ímpar, função crescente e decrescente, concavidade de uma função, reta tangente a uma função e logo após é introduzido o básico sobre limites e derivadas. Além do mais são dispostos exemplos que mostram a aplicação prática dos conteúdos, alertando assim a necessidade do seu ensino. Há dados que mostram altos índices de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral ministrada no ensino superior, e também dados de um questionário que reflete a carência que o aluno de ensino superior possui em relação aos conceitos de limite e derivada, pelo fato de não terem contato anteriormente com os conteúdos.otherCálculo diferencialCálculoGrade curricularA IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO BÁSICO DE LIMITES E DERIVADAS NO ENSINO MÉDIOBook