Soares, Melina da Silva2015-05-252015-05-252012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/249Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, como quesito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.É confiado ao professor, diversos papéis, dada a complexidade do processo de ensino aprendizagem. O profissional da área da educação, tem sua ação integrada à sociedade, à cultura e valores que a partir de sua prática determinam sua postura frente ao que se espera da educação. Pode-se afirmar que a ação do professor deve abordar muito mais que conteúdos acadêmicos de forma sistemática. A ação docente na atualidade deve viabilizar ao aluno uma formação focada nas dimensões humana, técnica e político-social, buscando a funcionalidade na prática educativa, uma didática significativa aos alunos, sempre instigando a reflexão antes da ação e também a reflexão sobre a ação, a fim de buscar a realização de um bom trabalho. Assim, esta pesquisa teve como objetivo, explicitar a importância do professor no processo de ensino aprendizagem, dando fundamento a sua ação na busca da construção do conhecimento vinculando conteúdos e formação de valores adequados para a vivência dos alunos. Neste sentido, tem o intuito de evidenciar a importância do papel do profissional da área da educação envolvendo as atividades dos professores para a busca de sua identidade com base nos estudos anteriores sobre as abordagens pedagógicas, a fim de analisá-las e refletir sobre a ação docente.otherProfessorDidáticaAbordagens pedagógicasArte de ensinarA ARTE DE ENSINARBook