SILVA, Mariana Cristina de Oliveira2019-03-272019-03-272018-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3078Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.Este trabalho de pesquisa apresenta um levantamento teórico em que aborda a relevância dos contos de fada para a cognição da leitura e escrita durante o processo de alfabetização . Este tema é importante, pois retrata como esse gênero textual pode auxiliar os educadores na mediação do processo ensino e aprendizagem e relaciona como contribui para o avanço das habilidades escritoras de alunos do 2° ano. Está dividido em três seções, que apresentam a origem desse gênero, a definição de alfabetização e um resumo do tipo de pesquisa apresentada e os dados levantados através de questionário respondido por três professoras do 2° ano do Ensino Fundamental de um município do interior paulista. Busca aproximar o levantamento teórico à prática docente ao levantar dados do trabalho com o gênero contos de fadas. Trata-se de um trabalho relevante tanto a educadores em exercício quanto aos futuros profissionais da Educação por trazer a discussão a importância do trabalho de formação de alunos leitores e escritores desde o início do processo de alfabetização e também um vislumbre da atuação dos profissionais desses anos diante do processo ensino e aprendizagem da leitura e escrita. Os resultados elencados, de cunho qualitativo, demonstraram como os educadores podem usufruir deste gênero em sala de aula, contribuindo para avanços nas habilidades escritoras, e consequentemente uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.AlfabetizaçãoProdução textualContos de fadasCONTOS DE FADAS: CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO