Volpini, Patrícia Juliana Paulista2015-12-082015-12-082015-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1213Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.Procurando entender como o psicopedagogo pode intervir de forma diferente e mais especia-lizada que o professor, o presente trabalho tem como objetivo levantar dados sobre interven-ções que possam resgatar o aluno do âmbito sistematizado, onde as crianças são tratadas como seres iguais, para o desenvolvimento da criança com dificuldade de aprendizagem. Visando uma intervenção significativa, a criança, a família e a escola devem trabalhar em conjunto, fazendo com que esta criança ganhe confiança e autonomia para construir seu conhecimento. O método aqui utilizado foi a pesquisa exploratória, evidenciando que, será relevante, em um dado momento, a pesquisa de campo para enriquecer e comprovar de fato que a atuação deste novo profissional seja de extrema importância, tendo em vista que os resultados levantados foram teóricos e numa realidade sabida, muitos profissionais da instituição escolar, ainda são resistentes a esta ajuda. Em uma conclusão subjetiva, a intervenção como um olhar e uma escuta mais profunda, o psicopedagogo traça caminhos mais concretos, trabalhando com jo-gos, brinquedos, música, artes, entre outros, para que a criança com dificuldade de aprendiza-gem, inclua, insira, vivencie, as habilidades e competências mais ativamente, permitindo assim sua própria construção do conhecimento.otherPsicopedagogiaEducaçãoPsicopedagogoIntervenção.A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ÂMBITO ESCOLAROther