GARCIA, Letícia Rodrigues2015-05-272015-05-272012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/275Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, para obtenção do título de Licenciatura em Letras.A linguagem exerce papel extremamente importante na constituição dos sujeitos, visto que é por meio dela que nos apropriamos da cultura entorno, construímos nosso entendimento sobre o mundo que nos rodeia, e estabelecemos nossas relações sociais e afetivas. Estamos inseridos em uma comunidade ouvinte, onde todos os processos comunicativos derivam da oralidade e nossas relações sociais se tornam possíveis na/pela linguagem. A linguagem é a capacidade de aquisição e utilização de sistemas complexos de comunicação. Ao pensar a pessoa com surdez e sua forma particular de comunicação leva-nos a mudar a forma de pensar do indivíduo e pelo estabelecimento da comunicação libertá-lo da indiferença. A presente pesquisa, caracterizada exclusivamente bibliográfica, tem por objetivo enfatizar que a capacidade de comunicação é condição fundamental para que a criança surda se desenvolva de maneira segura e de acordo com seu grupo, ouvintes ou não, enfatizando assim a importância fundamental que a educação bilíngue tem para os surdos, não só no sentido de expressão, comunicação, mas, também sob os aspectos sociais e de interação, elucidando o papel social da língua de sinais.otherLinguagemLibrasAspectos sociaisInteraçãoO PAPEL SOCIAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAISBook