Guerim, Mariane Antunes Guerim2015-12-082015-12-082015-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1209Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A didática é uma das condicionantes que muito influencia no processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos, sejam eles crianças, jovens ou adultos, pois os recursos didáticos promovem a interação para com os conteúdos trabalhados, logo, a aquisição de conhecimento pelos educandos. Dessa maneira, em sentido amplo, objetiva-se argumentar a respeito da didática como uma aliada junto ao processo de alfabetização e letramento para alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental inseridos no PIC – Projeto Intensivo no Ciclo. E, mais especificamente, identificar e comparar o estágio inicial e final de aprendizagem de leitura e escrita apresentadas pelas crianças e os erros ortográficos cometidos em cada uma de suas produções escritas, e verificar a eficiência desse Projeto. Para isso, efetivou-se um levantamento bibliográfico sobre os autores que fundamentam as concepções de didática, alfabetização e letramento, da mesma forma que, as considerações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para com o Projeto Intensivo no Ciclo, por ser este, uma iniciativa governamental. Também realizou-se uma pesquisa de campo, composta por constantes observações na respectiva sala do 5º ano PIC, entrevista com a educadora da turma, coleta de dados sobre os alunos e a escola, e análise da avaliação diagnóstica e da atividade final, realizadas pelos alunos.otherDidáticaAlfabetizaçãoLetramentoAprendizagemLeituraEscritaA DIDÁTICA ALIADA AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PROJETO INTENSIVO NO CICLO APLICADO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALOther