BERNAL, Bruna Vilas Boas2022-12-212022-12-212020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3797Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.A função da Educação infantil na integra é o pleno desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade, ela é a primeira etapa da formação acadêmica na vida desta, objetivando desenvolvê-la em sua totalidade, ou seja, física, psicológica, intelectual e socialmente, e a música tem sido uma das medidas mais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, pois quando incluímos a musica na educação, ela se torna uma ferramenta relevante, por facilitar a compreensão de determinados assuntos, para que a criança adquira conhecimento no contexto da educação, além da possibilidade de caracterizarmos a música, e determinar quais são os métodos abordados quando trabalhado em sala de aula. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre o papel da música no cotidiano da educação infantil e sobre o processo de construção da aprendizagem. Foi realizada, então, uma revisão bibliográfica de artigos científicos, livros, revistas e outras fontes fidedignas, desde o princípio da introdução da educação no Brasil até a inclusão da música na sala de aula.EducaçãoGênero textualAprendizadoA MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTILBook