LOPES, Mariana Zeferino2023-09-042023-09-042015FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4371Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.O brincar na contemporaneidade é vital na primeira infância. Partindo desta premissa esta pesquisa investiga “Por que é importante brincar na primeira infância?”, sendo este o objetivo central. A partir de observações e entrevistas realizadas com educadores e gestor de uma entidade filantrópica do município de Guará-SP, constata-se que o brincar é o ápice no currículo da entidade, ou seja, se faz primordial no que se refere ao processo de ensino aprendizagem. As atividades desenvolvidas de forma lúdica propiciam às crianças a oportunidade de desenvolverem integralmente, pois a criança vive em constante fase de criação e recriação do seu mundo. Sendo a partir da ludicidade que a criança constrói seu conhecimento e o processo de ensino aprendizagem em comunhão com o brincar permite à criança a descoberta, a dar sentido ao novo, a criar sua identidade e a socializar com seus pares. Esta pesquisa marca de fato que a ludicidade na educação infantil vai além de uma prática pedagógica organizada e planejada no currículo da entidade, pois a prática educativa desenvolvida pelos educadores oportuniza a criança viver situações prazerosas e significativas. A entidade pesquisada a partir do presente estudo desvela os modelos construídos cronologicamente e firma o brincar como inerente ao desenvolvimento infantil, passando a respeitar a criança enquanto sujeito de direitos e na sua singularidade.BrincarLúdicoEducação InfantilA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTILBook