AGUILAR, Liliane Cristina Rodrigues2015-06-012015-06-012012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/382Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. para obtenção do título de Licenciatura Plena em Matemática.A Matemática é utilizada praticamente em todo o decorrer de qualquer situação do nosso dia-a-dia. No entanto, a Matemática é um desafio para seus docentes, que se depara com alunos com dificuldades em aprender seus conteúdos e desenvolver o raciocínio lógico. Existem diversos jogos que tende a facilitar o ensino dessa disciplina. O jogo de Xadrez é um dos jogos utilizados para facilitar esse aprendizado. Neste trabalho é mostrada a origem do jogo de Xadrez, a influência do jogo na aprendizagem, apresentando os pontos positivos que o jogo trás para o aluno e para o docente, pois se houver benefícios para o aluno, automaticamente facilitará o trabalho do educador, no grande desafio que é o ensino da Matemática para o aluno, automaticamente terá ponto positivo para o educador responsável. O objetivo deste trabalho foi, através de uma pesquisa de campo aplicado a docentes responsáveis pela disciplina de matemática, analisar o conhecimento dos educadores em relação ao jogo de Xadrez e observar se eles utilizam o jogo para facilitar o aprendizado dos alunos, a fim de descobrir quais são as habilidades os alunos possam adquirir através do desenvolvimento do jogo em sala de aula.otherEscolaDocentesJogo de xadrezAprendizagemA INFLUÊNCIA DO JOGO DE XADREZ NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICABook