RODRIGUES, Maísa2015-04-282015-04-282014-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/119Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção de titulo de Licenciatura em Pedagogia.Este trabalho teve como objeto de estudo levantar um breve histórico do perfil da família brasileira bem como a história da educação infantil no Brasil e a importância da família na escola por meio da relação que se estabelece entre família-escola, que hoje, é tema em destaque na discussão sobre o alcance do sucesso ou fracasso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A partir da constatação da grande contradição existente entre o imaginário escolar e familiar e as expectativas não cumpridas entre uma e outra, esta pesquisa buscará investigar junto à teoria e argumentar quanto à importância da interação família e escola, analisando o papel de cada instituição, no desempenho escolar das crianças. Para a obtenção dos dados foi desenvolvida pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que discutem o papel familiar no desenvolvimento escolar. Constatou-se por meio desta análise que com a intervenção do pedagogo, psicopedagogo e dos professores buscando alternativas de aproximação e envolvimento, a parceria entre família e escola pode ocorrer de forma efetiva.otherFamíliaEscolaInteraçãoAprendizagemAfetividadeA IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEMOther