SOUZA, Sofia Elen Machado de2024-06-142024-06-142023-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/hdl-c0002-s01/4542Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O ensino de História passou por várias fases, mas, de uma forma tradicional, as aulas eram expositivas, o que não deixava os alunos motivados. Outro problema, era a abordagem da disciplina, sempre os fatos concretizados, apenas o que a personagem histórica realizou, não se buscava o que levou a essa culminância, quais foram as consequências. Atualmente, o trabalho nessa área prevê que se inicie com fatos próximos e do cotidiano do aluno, todos têm uma história e constroem a história de sua comunidade e do mundo. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a importância do ensino da História local nos anos iniciais do Ensino Fundamental como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas a um ensino comprometido com a formação social do aluno. Para embasar a elaboração do texto acadêmico, inicialmente foi organizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, posteriormente, foi feita uma pesquisa de campo para compreender como é o trabalho com a área na prática. Como técnica de coleta dados foram utilizadas, nessa etapa da investigação, a aplicação de questionário, cujos resultados foram analisados a partir da pesquisa teórica.ptHistória. Aprendizagem. Conhecimento histórico.A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIALBook