MARMA, Carla Aparecida Ramos da Silva2024-06-182024-06-182020-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/hdl-c0002-s01/4566Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados diversos autores como Kenski (2001), Moran (2000), Tono (2010) e Toschi (2004), que darão suporte para a pesquisa de campo, que foi realizada em uma instituição não-escolar, situada da cidade de Ituverava-SP. Este trabalho teve como objetivo analisar como a informática e o uso de tecnologias vêm crescendo cada dia mais na área de educação, podendo ser utilizada em sala de aula e/ou na rotina escolar, a fim de potencializar a aprendizagem dos alunos de forma lúdica e divertida. Por meio desta pesquisa foi possível perceber a importância dessa ferramenta no dia a dia escolar, e como o seu uso contribui de forma positiva para que os alunos aprendam a utilizá-la de forma consciente e significativa, não sendo apenas para jogos e brincadeiras, mas para atividades pedagógicas diversa. Foi possível perceber que o pedagogo deve estar preparado para trabalhar e desenvolver diversas atividades que envolvam o uso da informática e das tecnologias em sua rotina escolar, visando auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Trabalhar esse tema nos leva a refletir sobre o trabalho docente no ambiente não-escolar e como o uso da informática e das tecnologias vem crescendo e fazendo-se necessário para o ensino-aprendizagem dos alunos, visando uma aprendizagem mais eficaz, lúdica e significativa na vida da criança.ptO USO DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE APOIO A APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO NÃO-ESCOLARBook